rfi

No ar
  • RFI em Português
  • Noticiário em Português
  • RFI Mundo

Publicado a • Modificado a

Guiné-Bissau: governo apresenta programa e orçamento

media
Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira. RFI/Marie-Line Darcy

O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simão Pereira, apresentou dois documentos que têm em vista contribuir para uma melhoria da governação e promoção do desenvolvimento do país; o programa do IX governo constitucional da Guiné-Bissau e o Orçamento Geral do Estado.


Foram hoje apresentados aos deputados o programa do governo e um orçamento rectificativo no valor de mil milhões de francos CFA, deste montante 50% terá que ser financiado pelos parceiros do país.

Domingos Simão Pereira explicou que o executivo tem estado focado em consolidar trabalhos em atraso, entre eles, os pagamentos na função pública, a salvação do ano lectivo e a projecção de actividades para o próximo ano, 2015. O primeiro-ministro apresentou os eixos prioritários de um programa que diz ser "ambicioso para a mudar a Guiné-Bissau em quatro anos".

Assim, o governo guineense propõe três níveis e prioridades de intervenção, através de um programa de urgência, um programa de contingência e um programa de desenvolvimento. O executivo anunciou "a inauguração de debates bimensais com o parlamento para que a governação possa ser monitorizada, fiscalizada, apropriada e legitimada com vista a garantir transparência e eficácia na gestão da coisa pública e salvaguardar os interesses da nação", podia-se ouvir, e ler no seguinte documento, o discurso do primeiro-ministro Domingos Simão Pereira.

Primeiro-ministro guineense, Domingos Simão Pereira 22/09/2014 ouvir